Achar nesse blog ou em links próximos:

.

É preciso estar atento e forte: a má notícia é que as coisas mudam. Calma, a boa notícia é que as coisas mudam.
No meio disso tudo, eu escrevo...

domingo, 3 de julho de 2011

"Nunca confunda movimento com ação." Os tais manifestantes deveriam absorver as palavras de Hemingway.
 Tudo bem que haver mobilização já é um começo, lembrando que estamos em um período de grande passividade cívica. Mas o que eu vejo em protestos como a tal "Marcha pela liberdade" é um conjunto de apelos de visibilidade, pessoas que, desesperadas para se mostrarem diferentes das demais, resolvem levantar cartazes e teatralmente se lançarem às ruas com frases que não carregam nenhum ideal efetivo.
  Alguns hão de reclamar que eu nada posso dizer, pois não estou "engajada em nenhuma causa, como eles". Mas é preferível pessoas que de fato carreguem dentro de si determinados questionamentos e vontade de mudança do que aquelas que superficialmente afirmam ser ativistas apenas para se destacarem, sem, no entanto, buscarem propostas para as realidades sociais e políticas.

  Postar fotos no facebook caminhando com tinta no rosto e um cartaz não faz de você melhor ou mais interessante, quando a sua ação não passa desse objetivo, dessa necessidade por chamar atenção e mudar a sua rotina empobrecida.
  Desculpem os mais sensíveis à críticas, mas deixem manifestações para aqueles que exprimem reais sentimentos de luta, compaixão ou as capacidades necessárias à promoção da mudança.

Nenhum comentário: