Achar nesse blog ou em links próximos:

.

É preciso estar atento e forte: a má notícia é que as coisas mudam. Calma, a boa notícia é que as coisas mudam.
No meio disso tudo, eu escrevo...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Caros enfermeiros,

Sei que a conduta de vocês é baseada no bom atendimento e preza pela atenção ao paciente, e a respeito disso fico muito grata, obviamente. Porém aqui vão algumas considerações antes de vocês entrarem nesse quarto:
Por mais que eu queira ser simpática as 4h da manhã, isso não é sempre possível, afinal meu relógio biológico não entende "Bom dia" antes das 8h da manhã. Sei que o hospital tem certos horários definidos, e portanto não espero que me deixem dormir até as 14:30 como faço de costume em minha residência, mas eu apreciaria muito se vocês, caríssimos enfermeiros, entendessem que eu não gosto de socializar a cada 30min durante as minhas madrugadas em travesseiros pouco acolhedores. Não sou nenhuma celebridade nem apresento um quadro crítico de saúde para ser checada a cada 30min. Claro que para as questões necessárias, como aplicações de remédio, checagem de pressão, café da manhã, não irei impedir o seu caminho. Porém não quero conhecer todos os enfermeiros do setor durante as madrugadas, 2 são suficientes, considerando a mudança de turno, por mais que vocês queiram se mostrar prestativos diante da equipe do hospital.
 Para aqueles que entram para fazer perguntas a respeito do meu estado físico (e para isso não preciso de 5 enfermeiros diferentes num raio de 3h) aqui vão as respostas:
Sim, estou me sentindo bem, na medida do possível considerando que estou em um hospital por alguma razão.
Não sinto dores no corpo nem de cabeça (a não ser que vocês resolvam ignorar essas minhas considerações e oferecer um banho as 7h da manhã, coisa que eu não cederei ainda que haja sugestões, luzes acesas aparentemente sem razão ou qualquer outra forma de insistência)
Tenho me livrado dos meus restos digestórios muito bem, obrigada. Activia não é necessário por aqui.
Tenho seguido as recomendações médicas, sejam elas quais for - costumo obedecer as regras que garantem a minha saúde.
Qualquer mudança nesse estado, e eu notificarei. Se eu precisar de algo, chamarei. Pra isso serve o botão vermelho ao lado da minha cama. Se eu tiver uma emergência, vocês saberam logo!

Caríssimos enfermeiros, que custaram a minha noite de sono no Socor recentemente, essas seriam, se eu fosse a paciente, as observações pregadas na porta de entrada do meu quarto, com uma nota de "Pense duas vezes antes de entrar."ou um "Reflita: é mesmo necessário?" para os adeptos da auto-ajuda. É na verdade a versão que eu escolhi dentre umas 4, umas mais e outras menos educadas, assim como os senhores, bem variados em comportamento e desconfiômetro - isso serve pra você, mocinha que abre a porta como se fosse uma cena de crime e fala como se todos estivessem acordados e animados para um cheer-up.
 Termino propondo que lançem a matéria "Bom senso e educação - Buscando o bem-estar do paciente" a médicos e enfermeiros desse Brasil.

Revoltei sim, sono é saúde também! Além disso, o estado-zumbi ao qual fui submetida foi presenteado com as reclamações da minha vó, que não gosta de ficar em hospital, sobre a bagunça do quarto (como se pudesse fazer muito num quarto de hospital) e a inexperiência de "novinhas imaturas que nada entendem de serem acompanhantes em hospitais". É vó, minha mãe não pareceu achar ruim eu revezar com você, obrigada pela consideração.

17 de Janeiro de 2011

Nenhum comentário: